mercredi 9 septembre 2009

depois de muito tempo

Depois de algum tempo sem postar aqui no blogue, finalmente estou de volta para trazer muita novidade. AGUARDEM!!!!!!!!1

samedi 30 mai 2009

Nem tudo que brilha é ouro, nem toda água da para beber

Numa altura em que se fala tanto da necessidade de se incentivar hábitos de leitura, actualmente tidos como não estando num nível desejável, em fórum académico na minha faculdade focou-se a pouca leitura por parte dos estudantes a este nível. Tal facto aconteceu por causa das reclamações dos estudantes do curso de educação que supostamente lêem pouco em relação aos de comunicação que normalmente tem uma carga enorme de literatura para as suas aulas e testes, o que não é menos verdade. O estudante universitário é um investigador, leitor incessante na busca do conhecimento devendo faze-lo constantemente, não apenas em obras académicas relacionadas com o curso. A quem muito se dá, muito se espera. O estudante que lê muito também deve produzir em mesma proporcionalidade. Será que isto sempre acontece?

Voltando ao nosso caso na FEC, será que todos estes estudantes que leêm 500 paginas para um teste conseguem ler conseguem cerca de 200 paginas de um livro cientifico não relacionado aos conteúdos do bloco. Sem fazer uma pesquisa posso afirmar que não. A maioria não faria isso e com certeza nunca leu uma obra como forma de entretenimento ou busca in-cessante de conhecimento. A maioria perde noites a ler as quase 500 paginas ou mais apenas para ter boa nota nos testes, e por sinal conseguem mas se tivessem que ler uma outra obra não o fariam e concerteza nunca leram uma. Se tivessem que ler um artigo não liam na integra um artigo longo postado aqui no blogue, limitar-se-iam a ver as fotos. Será que um estudante universitário com este tipo de comportamento, tem habito de leitura?

Por isso vale lembrar o ditado que diz “Nem tudo que brilha é ouro, nem toda água da para beber”. Estudantes que lêem muito devem ter um vocabulário que justifica a quantidade de paginas lidas vocabulário cheio de palavras para serem ditas de baixo do cajueiro, como diz o Pe. Arlindo. Mais grave ainda quando um estudante do curso de comunicação não sabe, ou não conhece termos técnicos ou nunca ouviu falar de egotrip (será apresentado no próximo artigo). A titulo de exemplo para não ter que referir outros exemplos que seriam mais graves, como pode um estudante do curso de comunicação não saber o que é egotrip?
Este facto levou-me a escrever o presente artigo, primeiro para deixar claro que nem tudo que brilha é ouro, ou seja não é ler um livro de 500 paginas para um teste que nos faz mais universitários que os outros. Segundo porque a falta de hábitos de leitura, principalmente entre estudantes universitários, deve ser reflectida e debatida no seio da comunidade académica principalmente na FEC por forma a traçarmos estratégias que possam minimizar o problema, para que tenhamos estudantes que gostem de buscar incessantemente o conhecimento através da leitura e não nos orgulharmos com estudantes que lêem meio milhar de paginas para testes ou exames.

By: Eliseu Chipaco
echipaco@gmail.com
27-05-09

DICIONARIO ANGOLANO PARTE III

> > ANGOLANO não tem traje de gala, Tem GRIFE
> > ANGOLANO não pega , CANGA
> > ANGOLANO não tem rabo, Tem MBUNDA,TURUGO
> > ANGOLANO não tem alguma coisa, TEM UM BOM MAMBO
> > Angolano não passa a perna ,FACA
> > Angolano não esturque, PARTE BRAÇO
> > Angolano não facilita, DA FALIDA
> > Angolano não tem Mulher ou Namorada ,.TEM DAMA, XKINDOSA,TUCHA
> > Angolano não conquista a mulher, DICA DAMA
> > Angolano nao e poligamo,É GAJO DE GAJAS
> > Angolano nao atende funeral, VAI AO KOMBA OU OSCAR
> > Angolano nao faz credito, FAZ KILAPI
> > Angolano nao pensa, BANZELA
> > Angolano nao vai, TIRA O PÉ
> > Angolano nao diz: tudo bem?, DIZ TASS
> > Angolano nao rouba, GAMA
> > Angolano nao ultrapassa, DA MBAIA
> > Angolano nao morre, DA CALDO OU DA NTUM
> > Angolano nao estuda, AMARRA
> > Angolano nao conduz, ELE PEGA OU NDUTA
> > Angolano não come, PITA
> > Angolano não bebe, CHUPA
> > Angolano não roça., TARRACHA
> > Angolano não dança, BAILA

LÊ SE QUISERES

Conta-se, que após um feriado prolongado, o professor entrou na sala da universidade para dar sua aula, mas, os alunos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.

Depois de tentar, educadamente, por várias vezes, conseguir a atenção dos alunos para a aula, o professor perdeu a paciência e disse: “prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”.

Um silêncio carregado de culpa se instalou na sala e o professor continuou.

“Desde que comecei a lecionar, e isso já faz muitos anos, descobri que nós professores trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma.

Em todos esses anos observei que, de cada cem alunos apenas cinco fazem realmente alguma diferença no futuro.

Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.

O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo.

Se vocês prestarem atenção notarão que, de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença.

De cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; de 100 conhecidos, quando muito, 5 são verdadeiros amigos, fraternos e de absoluta confiança.

E podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.

É uma pena não termos como separar estes 5% do resto, pois, se isso fosse possível eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora.

Assim, então, teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo, sabendo ter investido nos melhores.

Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso.

Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.

Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje”.

O silêncio se instalou na sala e o nível de atenção foi total.

Afinal, nenhum dos alunos desejava fazer parte do “resto”, e sim, do grupo daqueles que realmente fazem a diferença.

Mas, como bem lembrou o sábio professor, só o tempo dirá a que grupo cada um pertencerá. Só a atuação diária de cada pessoa a classificará, de fato, num ou noutro grupo.


'O maior bem que podemos fazer pelas pessoas não é compartilhar nossas riquezas com elas, mas mostrar-lhes suas próprias riquezas”. - Zig Ziglar

OS CALOIROS PRONTOS A SEREM BAPTIZADOS





OS INGREDIENTES DO BAPTISMO DOS CALOIROS





VEM AI MUITA BOMBA

BREVEMENTE TEREMOS UMA karga DE INFORMACOES AQUI NO BLOGUE QUE VAO DEIXAR MUITA GENTE DE QUEIXO PRA BAIXO.

FIQUEM A ESPERA. ISTO VAI DAR QUE FALAR!!!!!!!!!!

samedi 23 mai 2009

As escolas precisam de administradores ou de gestores?

Ligou-me uma amiga de infância e colega de longa data, depois de jogar conversa fora, ela indagou: você como estudante de educação, diga-me do que é que as escolas precisam. Administradores ou Gestores? Fiquei boquiaberto por instantes e acabei dizendo, não sei vou investigar depois digo-te algo.

Fui atrás dos livros com a pergunta que me fora colocada, na cabeça. Para começar a investigação fiz-me a seguinte pergunta:

Administrar e gerir serão a mesma coisa? Subtamente lembrei-me que já tínhamos feito esta questão ao director da minha faculdade Dr Martins Vilanculos numa palestra proferida por ele a minha turma (3° de educação).

Voltando a questão de partida, administrar e gerir serão a mesma coisa? Aparentemente sim (mas só aparentemente). Em rigor, não. Vejamos. Se compulsarmos um dicionário, encontraremos para administrar a significância principal de ministrar, aplicar (do latim administrare). E para gerir já vamos encontrar, além do sinónimo administrar, orientar, a nuance dirigir, que por sua vez quer dizer governar, superintender em. Alguns teóricos da gestão ajudam-nos a dar sentido à diferença quando referem que administrar é fazer bem (de acordo com a vontade hierárquica expressa em normativo), enquanto gerir é fazer certo (de acordo com o contexto em que se opera, o qual está em permanente evolução). Teremos assim que um administrador cumpre regulamento e é sancionado pelo respectivo grau de obediência, enquanto um gestor toma decisões e corre riscos, sendo apreciado pelos resultados que consegue.

Depois do apresentado, numa altura em que fala-se tanto da descentralização do poder nas escolas, que pressupõe uma transferência de poderes do nível central, através do sistema, até ao nível local e vemos a nossa UCM a espalhar por varias províncias o curso de Direcção e Gestão educacional, cabe-nos, docentes e estudantes de educação da FEC, reflectirmos profundamente sobre o assunto; do que é que as escolas precisam, administradores ou gestores?

PS: Passado um dia mandei uma sms para minha amiga, disse-lhe que devia ver o email dela, pois tentei responde-la por essa via.

By: Eliseu Chipaco
(Adaptado do email enviado a Guila)

decimo aniversario da FEC

Administradora da FEC

O Director da FEC

A Comitiva em frente a FEC

As teachers nao ficaram indiferentes

O Cartaz diz tudo

vendredi 15 mai 2009

Artigo de Opiniao

Falhas na educação sexual
dos alunos: De quem é a culpa?

A educação sexual não é apenas uma informação sobre fenómenos biológicos dos nossos aparelhos reprodutores. É muito mais que simples informação.
Numa altura em que aumenta o numero de gravidez precoce e o índice de infecções por HIV/SIDA e DTS nas escolas é deveras importante questionar; o que está a falhar?
Afinal onde está a falha? Na abordagem dos assuntos relacionados a sexualidade? De quem é a culpa? Dos pais, professores, dos alunos, da sociedade, da Televisão ou dos encarregados de educação? Seria muito fácil procurar culpados para esta situação, onde apontaríamos dedos para os pais por não falarem abertamente sobre a sexualidade desde muito cedo com os filhos, ou os tabus que a sociedade transporta para escola e que são passados para os alunos pelos professores, assim como as situações de sexo explicito e não só que na televisão todos os dias são apresentadas aos alunos por vários programas televisivos.
Enfim deixando de lado as prováveis causas, posso afirmar que os pais e encarregados de educação, salvo raríssimas excepções, não sentem-se preparados, nem cientifica, técnica e humanamente para dar uma educação sexual aos filhos e a maioria nem sequer tem noção de que são eles os primeiros e principais educadores.
O que é facto, é que grande parte dos adultos não se sente suficientemente à vontade para falar sobre sexualidade, o que não favorece o clima empático proporcionador deste tipo de dialogo com os jovens.
Por outro lado a grande maioria dos professores não se sente preparada para assumir a responsabilidade de uma educação sexual e não oferecem uma visão integral do assunto aos alunos. Qualquer professor, de qualquer disciplina deveria estar preparado para abordar temas relativos à sexualidade nas suas aulas, visto que, é na escola onde os alunos passam maior parte do dia, e este é o local por excelência para a socialização das crianças e adolescentes, que deve proporcionar felicidade, realização pessoal, satisfação, promover dignidade humana e a educação sexual tem um papel preponderante em todas estas dimensões.
Portanto há que investir na formação técnica dos professores, pais e os auxiliares de acção educativa nesta área, com o objectivo de combater a falsa ideia de que educação sexual é sinonimo de experimentações precoces, o que é totalmente enganoso, porque quanto mais informados e formados nesta matéria estiverem os alunos, mais tardio é o inicio da vida sexual activa e mais responsável a suas decisões.

By: ELISEU CHIPACO

DICIONARIO ANGOLANO parte II

> > ANGOLANO não Viaja,SAPA
> > ANGOLANO não liga Luz ,FAZ UM GATO
> > ANGOLANO não é diplomata ,É NGUVULO
> > ANGOLANO não escuta música, CURTE OS BRINDES OU SON
> >
> > ANGOLANO não trabalha, BUMBA OU BULI
> > ANGOLANO não luta, BILA
> > ANGOLANO não curte, TCHILA
> > ANGOLANO não faz amor, TCHACA, CUNA, PÉRA,ORÇA OU TIRA UMA AGUA
> > ANGOLANO não peida, BUFA
> > ANGOLANO não conquista mulher alheia, TROLA
> > ANGOLANO não tem moto, TEM UMA TURRUM
> > ANGOLANO não é multado , É PENTEADO
> > ANGOLANO não está aflito ,ESTÁ PAIADO
> > ANGOLANO não difama ,ESTENDE, ZONGOLA
> > ANGOLANO não tem ressaca , TA OVER
> > ANGOLANO não vê mulher bonita , Vê MBOA
> > ANGOLANO não tem namorada,Tem GARINA...DUCHA....GADAIA
> >
> > ANGOLANO não fica pobre, fica WAZEBELE OU ANCORADO
> > ANGOLANO não olha,GALA, MARA

lundi 4 mai 2009

A NET

a net aki em npl ta bue bad, o que faz com que ultimament um gajo nao consiga fazer posts aki no blog.
aguardem vem ai muita noia fresca e muito beef a sair do forno

lundi 9 février 2009

Bill Gates - A escola não ensina tudo -

Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não Aprenderiam na escola.
Ele fala sobre como a \"política educacional de vida fácil para as crianças\" tem criado uma geração sem conceito da realidade, e como esta política tem levado as Pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer Um Discurso de uma hora ou mais, ele falou por Menos de 5 minutos, foi aplaudido por mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi embora em seu helicóptero a jacto ...

1. Regra 1 A vida não é fácil acostume-se com isso isso

2. Regra 2 O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

3. Regra 3 Você não ganhará R$ 20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição, antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

4. Regra 4 Se você acha seu professor rude, espere até ter um Chefe. Ele não terá pena de você.

5. Regra 5 Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6. Regra 6 Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.

7. Regra 7 Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos\". Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

8. Regra 8 Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete Mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido, RUA !!! Faça certo da primeira vez.

9. Regra 9 A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10. Regra 10 Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11. Regra 11 Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.

Bill Gates. Dono da maior fortuna pessoal do mundo, e da Microsoft, a única empresa que enfrentou e venceu a Big Blue (IBM) desde a sua fundação em meados de 1900 ... A empresa que construiu o primeiro Cérebro Eletrônico (computador) do mundo.

2009: de volta a casa

la se foi o ano de 2008, boas e mas coisas aconteceram, enfim aqui estamos de novo. pra trazer muita carga!!!!!

FIQUEM a espera muita novidade vem ai