samedi 23 mai 2009

As escolas precisam de administradores ou de gestores?

Ligou-me uma amiga de infância e colega de longa data, depois de jogar conversa fora, ela indagou: você como estudante de educação, diga-me do que é que as escolas precisam. Administradores ou Gestores? Fiquei boquiaberto por instantes e acabei dizendo, não sei vou investigar depois digo-te algo.

Fui atrás dos livros com a pergunta que me fora colocada, na cabeça. Para começar a investigação fiz-me a seguinte pergunta:

Administrar e gerir serão a mesma coisa? Subtamente lembrei-me que já tínhamos feito esta questão ao director da minha faculdade Dr Martins Vilanculos numa palestra proferida por ele a minha turma (3° de educação).

Voltando a questão de partida, administrar e gerir serão a mesma coisa? Aparentemente sim (mas só aparentemente). Em rigor, não. Vejamos. Se compulsarmos um dicionário, encontraremos para administrar a significância principal de ministrar, aplicar (do latim administrare). E para gerir já vamos encontrar, além do sinónimo administrar, orientar, a nuance dirigir, que por sua vez quer dizer governar, superintender em. Alguns teóricos da gestão ajudam-nos a dar sentido à diferença quando referem que administrar é fazer bem (de acordo com a vontade hierárquica expressa em normativo), enquanto gerir é fazer certo (de acordo com o contexto em que se opera, o qual está em permanente evolução). Teremos assim que um administrador cumpre regulamento e é sancionado pelo respectivo grau de obediência, enquanto um gestor toma decisões e corre riscos, sendo apreciado pelos resultados que consegue.

Depois do apresentado, numa altura em que fala-se tanto da descentralização do poder nas escolas, que pressupõe uma transferência de poderes do nível central, através do sistema, até ao nível local e vemos a nossa UCM a espalhar por varias províncias o curso de Direcção e Gestão educacional, cabe-nos, docentes e estudantes de educação da FEC, reflectirmos profundamente sobre o assunto; do que é que as escolas precisam, administradores ou gestores?

PS: Passado um dia mandei uma sms para minha amiga, disse-lhe que devia ver o email dela, pois tentei responde-la por essa via.

By: Eliseu Chipaco
(Adaptado do email enviado a Guila)

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire